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Perguntas Frequentes
- Qual a diferença do A1 e do A3?
- Como utilizar o certificado de cartão em minha máquina?
- Qual a diferença do PF e do PJ?
- O certificado é ICP-Brasil?
- Como é feita a emissão do meu certificado?
- Devo adquirir qual tipo de certificado para abrir ou fechar a empresa?
- Qual certificado é o indicado para emissão de notas fiscais?
- Posso ter vários certificados para minha empresa ou minha pessoa física?
- Posso usar no tablet, celular ou Ipad?
- Esqueci de incluir o CEI, posso incluir depois?
- Tenho 3 números de CEI, preciso de 3 certificados?
- Posso fazer a emissão do certificado em nome de outra pessoa?
- O certificado fica pronto na hora?
- Quais modelos de certificados vocês comercializam?
- Quero só renovar, preciso ir novamente a uma unidade?
- É só pagar e já está renovado?
- Posso renovar online, mesmo meu certificado sendo de outra certificadora?
- Certificado A1 pode renovar online?
- Vocês só funcionam com horário agendado?
- Quais são os endereços das unidades?
- O agendamento ocorre somente depois do pagamento ou pode ser feito antes?
- Qual são as formas de pagamento?
- Vocês aceitam PIX?
- Consigo pagar a prazo no boleto?
- Quantos dias demora para constar no sistema o pagamento?
- É recomendado reutilizar minha mídia?
- Posso colocar mais de um certificado na mídia?
- Perdi minha senha (PIN) do A3, e agora?
- Consigo recuperar a senha do A1?
- Posso tirar o certificado do token/cartão para salvar em outro lugar?
- O certificado funciona no MAC?
- Formatei minha máquina e perdi o arquivo do certificado A1, posso baixá-lo novamente?
- Posso baixar meu certificado na minha carteira profissional?
- Qual o limite de acessos por certificado?
- Existe diferença entre o certificado das demais certificadoras?
Qual a diferença do A1 e do A3?
A diferença entre eles é apenas usabilidade. O A3 fica armazenado em um dispositivo criptografado, Token ou Cartão, e ambos tem a opção de escolher a validade de 1, 2 ou 3 anos. A utilização é feita em 1 computador por vez, pois, precisam estar conectados na porta USB. O token é conectado diretamente na USB, o cartão é conectado numa leitora que é ligada na USB. Já o A1, fica armazenado no computador por meio de um arquivo digital, tem validade somente de 1 ano e pode ser enviado por e-mail ou replicado para pendrives, HD externos ou servidores, portanto, pode ser usado em quantos computadores quiser AO MESMO TEMPO, desde que, devidamente instalados nesses computadores.
Como utilizar o certificado de cartão em minha máquina?
Para utilizar o cartão, é necessário uma leitora USB específica para certificados digitais conectada à uma entrada do seu computador.
Qual a diferença do PF e do PJ?
O Certificado de PF é o certificado digital para pessoa física. Já o PJ é o certificado da pessoa jurídica e está vinculado ao CPF do representante da Receita Federal da empresa em questão.
O certificado é ICP-Brasil?
Sim. Somos um uma Autoridade de Registro (AR) vinculada às Autoridades Certificadoras que fazem parte da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-BRASIL. Somos uma estrutura credenciada para emissão de certificados digitais ICP-BRASIL para pessoas físicas, jurídicas, servidores e equipamentos.
Como é feita a emissão do meu certificado?
Você pode fazer por videoconferência, emissão e renovação on line, presencial onde você estiver ou em uma de nossas oito unidades. As emissões 100% on line dependem de consultas no banco de dados biométricos ou Carteira Nacional de Habilitação e contratos sociais assinados digitalmente.
Devo adquirir qual tipo de certificado para abrir ou fechar a empresa?
O certificado indicado é o PF (certificado para pessoas físicas), já o modelo você poderá escolher o que for melhor para você.
Qual certificado é o indicado para emissão de notas fiscais?
Os certificados PJ (para pessoas jurídicas) são os que funcionam para tal função, exceto o produtor rural que emite um CPF com CEI (cadastro especifico no INSS) ou CAEPF vinculados.
Posso ter vários certificados para minha empresa ou minha pessoa física?
Não há limitação quanto à quantidade de certificados vinculados ao CPF ou CNPJ.
Posso usar no tablet, celular ou Ipad?
Certificados digitais modelos A1 e A3 são para serem utilizados em computadores dos tipos desktop e laptop. Para utilização em dispositivos móveis você precisa adquirir o certificado em nuvem.
Esqueci de incluir o CEI, posso incluir depois?
Não. Após a emissão do certificado não é possível incluir informações ou alterar nenhum dado inserido ao certificado no momento da validação.
Tenho 3 números de CEI, preciso de 3 certificados?
Sim. Só conseguimos inserir um CEI para cada certificado solicitado.
Posso fazer a emissão do certificado em nome de outra pessoa?
No processo de emissão do certificado são coletadas biometria digital e facial para arquivarmos em um banco de dados. Portanto o certificado só poderá ser feito pelo titular do certificado, exceto procuradores, com procuração específica lavrada em cartório, curadores e responsáveis por menor, sem emancipação (em alguns casos, o menor também precisará coletar biometria e foto).
O certificado fica pronto na hora?
Sim. Os certificados ficam prontos na hora. O modelo do tipo A3 é instalado e fica disponível para o uso ao terminar o processo. Já o A1, o cliente precisa baixá-lo posteriormente em seu computador de uso com os dados recebidos no atendimento.
Quais modelos de certificados vocês comercializam?
Atualmente comercializamos todos os modelos de certificados de pessoas físicas e jurídicas e para equipamentos (SSL).
Quero só renovar, preciso ir novamente a uma unidade?
As renovações podem acontecer de forma on-line, sendo por videoconferência ou com o próprio certificado, consulte-nos.
É só pagar e já está renovado?
Não. É preciso fazer a validação presencial do novo certificado ou de forma online, consulte condições.
Posso renovar online, mesmo meu certificado sendo de outra certificadora?
Sim, você pode. Todos os certificados podem ser renovados on line, seja por videoconferência ou com o próprio certificado, mas existem condições. Verifique o seu caso, entrando em contato pela nossa central.
Certificado A1 pode renovar online?
Sim, pode. Você pode renová-lo por videoconferência, desde que possua a biometria registrada no PsBio ou tenha uma CNH válida. Você também pode renová-lo de forma on line, caso tenha um certificado modelo PF A3 válido.
Já fiz um certificado, tenho cadastro no PSBIO?
Não necessariamente. O Psbio é um banco Nacional de dados biométricos e é alimentado pelas Autoridades Certificadoras juntamente ao ITI, portanto todas as biometrias do Brasil são armazenadas periodicamente no banco de dados e às vezes leva-se um tempo maior para as biometrias serem armazenadas.
Posso fazer a vídeo pelo Whatsapp, Zoom ou qualquer aplicativo de videoconferência?
As videoconferências ocorrem por meio de um link que enviamos ao titular no dia e horário marcados para realizar a vídeo.
Como realizar o agendamento da videoconferência?
O processo é simples. Nós solicitamos o seu certificado e geramos um boleto para pagamento. Após o mesmo ser efetuado, é só nos enviar o comprovante juntamente com os seus documentos, para agendarmos a sua videoconferência. Caso prefira, pode entrar em contato conosco por telefone no número (31) 2534-0003.
Para fazer a vídeoconferência precisa de câmera?
Sim. A videoconferência é uma emissão de certificado via online que requer que o AGR (Certmidia) e cliente se comuniquem e se vejam. A vídeo fica gravada e é armazenada no banco de dados da Autoridade Certificadora.
Vocês só funcionam com horário agendado?
Preferencialmente, mas se vier em nossa unidade Matriz no Santa Efigênia sem agendamento, será atendido.
Quais são os endereços das unidades?
Unidades BELO HORIZONTE:
- Santa Efigênia (R. Padre Marinho, 323, 3º Andar)
- Centro (Av. Afonso Pena, 578 - Sala 901)
- Cidade Jardim (Av. Prudente de Morais, 290 - Loja 14)
- Barro Preto (R. dos Timbiras, 3642 - Loja 5)
- Cidade Nova (R. Alberto Cintra 210 - Sala 504)
- Pampulha (Av. Portugal, 4075 - Loja 6)
Unidade NOVA LIMA:
- Vila da Serra (Al. Oscar Niemeyer, 322 - Sala 207)
Unidade ITABIRITO:
- Vila Gonçalo (Av. Capitão Antônio Marques, 257)
O agendamento ocorre somente depois do pagamento ou pode ser feito antes?
Você pode deixar o seu horário reservado assim que fizer o seu pedido do certificado ou até mesmo sem fazê-lo. Não é necessário aguardar a quitação do boleto em nossos sistemas, basta pagar na hora ou apresentar comprovante de pagamento.
Qual são as formas de pagamento?
Aceitamos como forma de pagamento: boleto, cartões de crédito e débito, PIX e dinheiro.
Vocês aceitam PIX?
Sim. O nosso Pix: 09.155.925/0001-86.
Consigo pagar a prazo no boleto?
Não temos essa modalidade de pagamento, mas você pode dividir em até três vezes no cartão de crédito.
Quantos dias demora para constar no sistema o pagamento?
Não se preocupe com prazo para compensação do boleto em nossos sistemas, para isso basta apresentar o comprovante de pagamento ou pagar na hora do seu atendimento.
É recomendado reutilizar minha mídia?
Como todo equipamento eletrônico, eles possuem vida útil. Tudo dependerá de seu armazenamento e usabilidade para garantir que ele perdure os próximos três anos de uso. Por isso, não damos garantia em mídias reutilizadas.
Posso colocar mais de um certificado na mídia?
Sim, pode! Só não recomendamos, pois em caso de perda ou bloqueio você perderá todos os certificados que se encontram no mesmo. Outra questão é que existem alguns sistemas que podem falhar para distinguir um certificado do outro e assim não funcionar adequadamente.
Perdi minha senha (PIN) do A3, e agora?
Você ainda pode recuperá-la com a senha PUK (sua senha de segurança cadastrada no dia do atendimento). Caso não tenha a senha PUK ou a digite errado por 3 vezes, você perderá o seu certificado e deverá emitir um novo.
Consigo recuperar a senha do A1?
Nem sempre. Para que seja possível recuperar a senha do A1, o certificado deve estar instalado em uma máquina (pode ser no computador onde foi instalado inicialmente ou em algum outro que também esteja instalado), e é necessário que a sua chave que permite a exportação, esteja habilitada. A recuperação é feita pela exportação do arquivo A1 pelo Internet Explorer.
Posso tirar o certificado do token/cartão para salvar em outro lugar?
Não. Uma vez o certificado baixado na mídia, não é possível exportá-lo e nem mesmo baixá-lo novamente.
O certificado funciona no MAC?
O certificado indicado para utilizar no MAC é o A1. Uma vez baixado no Windows, o mesmo pode ser copiado para o MAC. Existe a opção de simular a máquina virtual, o que torna melhor a usabilidade do certificado para casos tipo A3, mas não o recomendamos.
Formatei minha máquina e perdi o arquivo do certificado A1, posso baixá-lo novamente?
Só é possível fazer o download do arquivo uma única vez. Existem alguns casos remotos em que é possível fazer o download novamente. Desde que seja feito na mesma máquina em que o arquivo foi gerado pela primeira vez. Por isso a importância de fazer o backup e salvá-lo em um pen drive, em um computador reserva ou enviá-lo para o seu e-mail.
Posso baixar meu certificado na minha carteira profissional?
Sim. As carteiras profissionais que são criptografadas podem receber um certificado digital e se você já possuir um certificado nela precisará saber a senha, para conseguirmos baixá-lo na mesma.
Qual o limite de acessos por certificado?
Certificado do tipo A1 sem limites de acesso. Certificado do tipo A3 em torno de 65000. Já o certificado em nuvem 5000 acessos.
Existe diferença entre o certificado das demais certificadoras?
Não! Os certificados são credenciados igualmente pela ICP-Brasil, autoridade que regulamenta o certificado no nosso país.